06 setembro 2021

O que são varizes vasculares?

 

Você já notou vasinhos em suas pernas ou pés? Então você não está sozinho. As aranhas vasculares são pequenas veias que estão localizadas diretamente sob a superfície da pele e aparecem de cor azulada ou avermelhada. Eles geralmente se desenvolvem nas pernas e ocorrem quando as válvulas venosas têm uma falha.

 

Isso significa que o sangue não pode fluir para o coração normalmente. Ao contrário da opinião popular, as aranhas vasculares afetam não apenas as pessoas mais velhas: elas são amplamente distribuídas entre todas as faixas etárias, aparecendo mais frequentemente em mulheres do que em homens.

 

A insuficiência venosa crônica é geralmente a causa subjacente de varizes, veias reticulares e aranhas vasculares. Neste caso, as válvulas nas veias estão danificadas ou enfraquecidas, o que inibe a circulação sanguínea para o coração e permite que o sangue se acumule na parte afetada do corpo.

 


 

Sintomas e causas das aranhas vasculares


As aranhas vasculares são semelhantes às varizes, uma vez que ambas estão ligadas à insuficiência venosa crônica.


Como resultado, uma causa comum de aranhas vasculares é quando as válvulas nas veias estão danificadas ou enfraquecidas, o que inibe a circulação sanguínea para o coração e permite que o sangue se acumule nas pernas.
Este aumento de pressão enfraquece ainda mais as paredes das veias e as faz inchar, resultando em aranhas vasculares nos pés, pernas ou em qualquer outro lugar do corpo. No entanto, existem outros fatores de risco potenciais além da insuficiência venosa, como alterações hormonais.

Apesar das semelhanças entre as duas condições venosas, as aranhas vasculares apresentam sintomas distintos das varizes:

-Linhas visivelmente pequenas e finas na superfície da pele.
-Cor vermelha, azul ou púrpura.
-Geralmente plano, ou ligeiramente elevado.
-Pode causar algum desconforto, mas raramente causa dor significativa.

 

 

Riscos e opções de tratamento para aranhas vasculares


Primeiro, a boa notícia: as aranhas vasculares são muitas vezes apenas um problema estético! Elas são muito comuns e principalmente inofensivas. A vida saudável é um fator importante para evitar que mais veias vermelho-azuladas se formem.

 

Vale ressaltar que existem fatores genéticos ou hormonais que levam à formação de aranhas vasculares, de modo que um estilo de vida saudável não garante necessariamente uma existência livre de aranhas vasculares. No entanto, é aconselhável perder peso, fazer mais exercícios, beber menos e evitar a nicotina para reduzir o risco de insuficiência venosa.


Se você quiser se livrar das aranhas vasculares para sempre, existe a opção de removê-las a laser ou cirurgicamente. No entanto, não há garantia de que novas aranhas vasculares apareçam novamente em alguns anos. Portanto, o uso de meias de compressão especialmente projetadas provou ser muito valioso para aliviar o sistema venoso de forma sustentável. Nossa gama de meias de compressão JOBST® são ideais para este propósito, promovendo a circulação sanguínea saudável em todos os membros, resultando em alívio duradouro.

Entre em contato com JOBST e conheça mais sobre os nossos produtos.

Ao registrar-se, você concorda com o Aviso de Privacidade.