A trombose venosa profunda acontece quando se formam coágulos que acabam entupindo alguma veia da perna. Geralmente, é mais comum em pessoas que fumam, façam uso de anticoncepcionais ou que estão acima do peso.
No entanto, medidas simples podem evitar a doença, como não ficar muito tempo sentado, beber bastante água durante o dia, evitar bebidas alcoólicas e tabagismo e utilizar roupas confortáveis. Além disso, a prática de atividade física regularmente, aliada à uma alimentação saudável, contribuem consideravelmente para a prevenção da TVP.
Confira 5 dicas que vão ajudar a evitar a TVP:
Se você precisa ficar muito tempo na cadeira, o ideal é que faça pausas regulares para colocar o corpo em movimento. Levante-se, alongue-se um pouco. Até uma pequena caminhada já está valendo.
A gente sabe que devido a correria do dia a dia, às vezes, acaba sendo difícil dar uma pausa. Então, nesse caso, a recomendação é que a cada 30 minutos os pés e pernas sejam movimentados ou massageados, para que a circulação seja ativada e a formação de coágulos evitada.
Cruzar as pernas pode interferir diretamente no retorno venoso, ou seja, na volta do sangue para o coração. Por isso, a recomendação é que as pessoas pré-dispostas à formação de coágulos evitem fazer isso com frequência, pois assim a circulação sanguínea é facilitada.
Além de evitar cruzar as pernas, as mulheres também devem evitar andar de sapato alto todos os dias, pois isso também pode favorecer a formação de coágulos.
Para saber a quantidade correta da ingestão de água deve-se se realizar um cálculo, uma conta bem simples é só ver o seu peso e dividir ( / ) por 30 ml, terá o total ideal que seu organismo precisa de água. É fundamental para o bom funcionamento do organismo. A água torna o sangue mais fluido, facilitando a circulação e impedindo a formação de coágulos.
Usar calças e sapatos muito apertados também podem interferir na circulação e favorecer a formação de coágulos. Por isso, roupas e calçados confortáveis sempre serão ótimas opções.
Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de meias de compressão, pois elas têm a função de comprimir a perna e estimular a circulação, devendo ser utilizadas conforme a orientação de um médico, enfermeiro ou fisioterapeuta.